O Hospital Estadual de Traumatologia e Ortopedia Dona Lindu organizou uma semana inteira de atividades destinadas às colaboradoras para comemorar o Dia Internacional da Mulher, entre elas, foram realizadas palestras cujos temas eram questões relacionadas à luta feminina, refeições especiais e até sessão de ioga.
Assim, na sexta-feira (11/03) as colaboradoras da unidade participaram de uma aulão de ioga com a fisioterapeuta Priscila Corrêa, com diversos elogios, como o da funcionária Irene Trancoso: — A prática de yoga pra mim é essencial para o equilíbrio corpo e mente. A aula da Priscila foi perfeita – disse a supervisora administrativa, Irene Trancoso.
Destaca-se que a Semana da Mulher teve início na segunda-feira (7/03) com três palestras especialmente pensadas para o público feminino. A primeira delas, foi com a coordenadora do Programa Flor de Lótus, psicóloga Márcia Miranda Cunha, cujo programa, “Flor de Lótus” é uma iniciativa do Poder Judiciário do Rio de Janeiro que tem o objetivo de prevenir e atuar para a diminuição da reincidência dos casos de violência doméstica e familiar contra a mulher, bem como a garantia da efetividade do cumprimento das medidas protetivas de urgência.
Em seguida foi a vez dos Guardiões da Vida Sargento Paulo César e Cabo Cristiane falarem sobre o projeto Patrulha Maria da Penha, programa criado pelo 38º Batalhão de Polícia de Três Rios para enfrentamento à violência contra a mulher, com início de vigência em 2019.
– Este projeto foi iniciado em Três Rios e se expandiu para todos os municípios do estado do Rio de Janeiro por conta dos resultados alcançados na nossa região. Reduzimos em mais de 90% o índice de reincidência de violência doméstica e isso chamou a atenção do comando para implantar o programa em todo o estado – disse a Cabo Cristiane.
Encerrando o primeiro dia Fabíola Alves, voluntária da ONG Associação Mulheres de Atitude e Compromisso Social (AMAC), falou sobre a sua experiência de vida e todo o trabalho desenvolvido com mulheres vítimas de violência na cidade de Duque de Caxias.
Nos dias 8 e 9 de março, as colaboradoras foram presenteadas com uma suculenta (planta ornamental) que representa o recomeço de um ciclo, após dois anos de pandemia, além de serem servidas refeições especiais.
A semana foi encerrada com uma palestra sobre saúde da mulher com a fisioterapeuta Gabriela Meyer Ragazzi.
A diretora administrativa do HTODL, Cátia Frederico falou sobre a iniciativa e destacou a importância da força feminina no Hospital.
– “O HTO Dona Lindu sempre foi uma grande força movida pelas mulheres desde sua inauguração. Temos mulheres em todos os setores da unidade, desde os cargos de apoio até os cargos de gestão e isso contribui diretamente para o aumento da qualidade dos serviços oferecidos. Eu tenho um orgulho imenso de poder fazer parte deste hospital e de poder, diariamente, contribuir com meu trabalho para ajudar a melhorar a vida de milhares de pessoas que precisam de assistência em uma unidade que é referência. Nesse mês tão especial, agradeço e parabenizo todas as mulheres e, em especial, nossas colaboradoras que trabalham incansavelmente para cuidar do próximo.”, finalizou.