Se você perguntar para Bruna Maia Domingos qual é o melhor papel que ela desempenha na vida, é muito provável que ela diga que é o de mãe. A jovem de 24 anos nunca havia desgrudado dos filhos, Rafael, de 8 anos, Ryan, de 6 anos, e Isabela, de 2 anos.
Em janeiro deste ano, Bruna sofreu um acidente doméstico e deu entrada no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital de Traumatologia e Ortopedia Vereador Melchiades Calazans – HTO Baixada, com queimaduras graves em quase 30% do corpo.
Pelas condições clínicas e por permanecer em um setor em que o acesso de crianças não é permitido, a única comunicação com os filhos era feita por meio de vídeochamadas.
Diante disso, na sexta-feira (08/04), o HTO Baixada promoveu um reencontro emocionante de Bruna com sua família.
Em um primeiro momento, a paciente foi informada que receberia a visita do marido. Ansiosa, Bruna ja estava pronta muito antes do horário marcado. Para esse encontro, ela havia pedido cuidados especiais às enfermeiras, que fizeram hidratação em seus cabelos e cuidaram de suas sobrancelhas.
Para deixar o reencontro mais surpreendente, pouco antes do horário da visita, os funcionários disseram que o marido de Bruna não conseguiria chegar a tempo e que, por conta disso, ela faria apenas um passeio na área externa da unidade.
Ao sair e avistar as crianças, Bruna não conseguiu conter as lágrimas. A saudade, o amor e o cuidado transbordavam pelos olhos daquela mãe que ficou distante de seus filhos por quase três meses.
– Quando eu cheguei ao hospital sentia muitas dores e em muitos momentos achei que poderia não sobreviver. Desde o primeiro dia fui muito bem tratada por todos os profissionais, mas a cabeça sempre estava em casa, nas crianças. Eles são a minha força e esta visita me deu ainda mais garra para seguir cumprindo o tratamento à risca. Em breve estarei em casa completamente recuperada e cuidando deles como sempre fiz – disse Bruna emocionada.
O reencontro da família de Bruna faz parte do projeto Motivos para Sorrir, que foi criado pela direção da Unidade e tem por objetivo a realização dos desejos dos pacientes, especialmente daqueles que permanecem internados por longos períodos.
– A assistência integral passa pelo cuidado com a saúde mental do nosso cliente. A ideia do projeto é oferecer momentos de alegria e leveza no ambiente hospitalar porque entendemos que o tratamento vai além dos procedimentos e medicamentos. Então, vamos observar de perto e realizar desejos simples, como, por exemplo, oferecer uma refeição especial ou colocar uma música para tocar. Queremos que os pacientes sintam no dia a dia que eles são importantes pra todo o hospital – explicou o diretor geral do HTO Baixada, Rodrigo Cardoso Ramos.
Os resultados positivos da visita promovida com a família de Bruna já começaram a ser percebidos pela equipe da unidade.
– Bruna estava muito cabisbaixa e chorosa. Após a visita da família, ela está muito mais ativa, tem caminhado e se alimentado bem. A gente percebe que a esperança voltou e que a vontade de voltar para casa tem motivado esta mudança. Como profissional, é sempre muito gratificante acompanhar a recuperação dos pacientes – contou Andressa Damazio, supervisora de enfermagem do CTQ.