O Hospital Estadual de Traumatologia e Ortopedia Dona Lindu celebrou 12 anos nesta sexta-feira (24/06). A idade veio acompanhada de números expressivos: ao longo deste período, a unidade atendeu cerca de 120 mil pacientes, realizou mais de 45 mil cirurgias e ofereceu aproximadamente meio milhão de exames.
Dentre os milhares de pacientes atendidos, está o filho de dona Neuza da Costa Carvalho, o adolescente Cauã da Costa Carvalho, que sofreu um acidente de moto. Segundo a mãe, os médicos que prestaram o primeiro atendimento em Paty do Alferes, cidade onde ela mora, disseram que havia risco de amputação por conta da gravidade das lesões.
– Fomos transferidos para o Dona Lindu porque aqui há mais recursos, chegamos na quarta e meu filho fez a cirurgia na quinta. A perna dele está a salvo, hoje ele operou o braço e está se recuperando muito bem – contou a mãe emocionada.
Para o diretor geral da unidade, Dr. Luiz Carlos Zacaron, os números atingidos pela unidade são importantes, mas estas estatísticas se tornam imensuráveis sob o ponto de vista do aspecto humano.
– O HTODL atende pacientes dos 92 municípios do Rio de Janeiro, logo ajuda reduzir a espera por atendimento em todo o estado. É uma alegria acompanhar o crescimento deste hospital. Tenho certeza de que tentamos acolher as pessoas que passam por nossa unidade da melhor forma possível. Nosso hospital está preparado tecnicamente e estruturalmente. Ainda assim, fazemos de tudo para que os pacientes atendidos aqui se sintam únicos, importantes e insubstituíveis, como de fato o são – disse o diretor geral da unidade, Dr. Luiz Carlos Zacaron.
Para muitos funcionários da unidade, o HTODL se tornou uma segunda casa. A diretora administrativa, Cátia Frederico trabalha no hospital desde a sua inauguração e é apaixonada pelo que faz.
– Eu sou completamente realizada com o meu trabalho. Chego aqui todos os dias pronta para oferecer o meu melhor porque sei que todos nós estamos suscetíveis a ser o paciente de amanhã. Sem dúvidas, o HTODL é um dos grandes amores da minha vida- disse a diretora.
O HTO Dona Lindu funciona com 70 leitos de enfermaria, 10 leitos de CTI e seis salas cirúrgicas. A unidade oferece consultas ambulatoriais e assistência pré e pós operatória de cirurgias ortopédicas, além de exames como tomografia computadorizada, ultrassonografia e Raio-x.