As equipes multidisciplinares do Hospital Estadual de Traumatologia e Ortopedia Vereador Melchiades Calazans (HTO Baixada) estão participando de uma capacitação para dar suporte no atendimento a pacientes em situação de Parada Cardiorrespiratória (PCR).
As aulas ministradas pela enfermeira Lilian Ferreira, que faz parte do Núcleo de Educação Permanente da unidade têm o objetivo de aprimorar os conhecimentos dos técnicos de enfermagem, enfermeiros, nutricionistas, fonoaudiólogos e todos os profissionais de saúde envolvidos na assistência aos pacientes.
As aulas ministradas por Lilian são divididas em teoria e prática. As informações teóricas são apresentadas, é aplicado um teste e, em seguida, os profissionais, são orientados a executar o passo a passo para a reanimação do paciente, incluindo o manuseio dos equipamentos de forma correta, a execução das manobras e o manuseio dos medicamentos.
– O objetivo deste curso é aprimorar o conhecimento e as técnicas de nossos profissionais. As situações de emergência acontecem e precisamos estar aptos a agir para que o paciente tenha acesso ao melhor atendimento possível – disse a enfermeira Lilian.
Para Rodrigo Ramos, diretor geral da unidade, a manutenção dos cursos para os colaboradores é uma prioridade.
-Nosso hospital tem a premissa de investir em Educação Permanente porque um bom profissional precisa estar disposto a aprender sempre e quanto mais conhecimento e mais trocas de experiências, melhor será a assistência – explicou o diretor.