Referência em trauma no estado do Rio de Janeiro, o Hospital Estadual de Traumatologia e Ortopedia Dona Lindu (HTODL) iniciou, em junho deste ano, a oferta de mais uma especialidade: a Clínica da Dor.
A Clínica da Dor é a especialidade responsável pelo diagnóstico e tratamento das dores crônicas, como as que podem ocorrer ao longo do tratamento oncológico, por exemplo. Ela fornece suporte no controle dos sintomas, já a partir da fase diagnóstica, avaliando e tratando a dor de forma integral, considerando os aspectos físico, emocional e social. A especialidade é comandada pela médica Mariana Monerat, que utiliza uma série de estratégias, dentre elas, medicamentos analgésicos, procedimentos anestésicos, como infiltrações, e complementares, como acupuntura, entre outros.
O diretor geral do HTODL Dr. Luiz Carlos Zacaron Junior fala sobre a importância de contar com esta especialidade, que tem o objetivo de avaliar o paciente com dor crônica em toda a sua dimensão, incluindo fatores psicológicos e emocionais.
– O especialista em dor consegue elaborar um tratamento personalizado de acordo com a predominância de cada fator. Assim, em um trabalho conjunto, médico e paciente buscam o que é mais adequado no momento. Além de ser uma forma de ampliar o atendimento oferecido no HTO Dona Lindu, trata-se de entender melhor o que cada paciente está sentindo, oferecendo um cuidado centrado em cada pessoa com humanização, eficiência e qualidade – explicou o diretor.
O paciente Leonardo da Cruz Andrade foi o primeiro a ser consultado pela médica na especialidade e falou o um pouco sobre o atendimento que recebeu da Drª. Mariana.
-A médica que me atendeu é uma excelente profissional, educada, gentil e me explicou tudo sobre o tratamento. Ela me acolheu de uma forma que eu nunca vi em outro hospital – destacou o paciente.
Os atendimentos para a Clínica da Dor são inicialmente direcionados aos pacientes do HTO Dona Lindu.