Amamentar é fundamental para o desenvolvimento dos bebês. O Centro Materno-Infantil de Betim trabalha o ano inteiro para garantir doações de leite materno, especialmente para os prematuros internados em Unidades de Tratamento Intensivo da unidade.
As mulheres que decidem doar o leite excedente recebem o material para a coleta, são treinadas pelas profissionais do banco de leite e não precisam se deslocar, já que a unidade conta com o serviço de coleta domiciliar.
Para garantir a segurança dos pequenos, o leite recebido por doação passa por um rigoroso controle de qualidade. Ao chegar à unidade, o leite é submetido a exames, pasteurizado e depois passa por mais uma análise garantindo a adequação para o consumo. Somente depois de todo esse processo, ele é distribuído aos bebês prematuros – com menos de 30 semanas – assistidos nas UTIs da unidade.
Com o objetivo de apoiar, promover e proteger o aleitamento materno, o banco de leite do CMI, atende as intercorrências que as mulheres tenham em relação à amamentação em qualquer fase, desde o início até o desmame. Além disso, o setor oferece palestras, cursos, treinamentos e divulga as campanhas pró-aleitamento.
A enfermeira Rita de Cássia Barbosa explica que o leite materno é o alimento mais completo para recém-nascidos de até seis meses.
– Ele é rico em todos os nutrientes que o bebê precisa, inclusive água. O leite materno possui anticorpos, polissacarídeos, glicídios, enzimas, favorece a colonização do intestino por bactérias boas, desenvolve a musculatura do bebê, ajudando- o posteriormente a respirar melhor, a falar melhor. Além disso, desenvolve o vínculo mãe e filho, portanto, não existe substituto à altura do leite materno – explicou a profissional.
As mulheres interessadas em doar o leite excedente podem telefonar para (31) 3539 – 8601, das 7h às 19h.