A Santa Casa de Misericórdia de Oliveira dos Campinhos – INSV – Instituto de Saúde Nossa Senhora da Vitória foi fundado em 1866, titulada tão somente, à época, como Santa Casa de Misericórdia de Oliveira dos Campinhos, com intuito de viabilizar projetos em saúde, a princípio no Município de Santo Amaro – BA.
Iniciou suas atividades através do Hospital Nossa Senhora da Vitória disponibilizando à comunidade atendimento médico-hospitalar de Média Complexidade, com atendimento voluntário por parte dos profissionais e através de doações pela comunidade. Posteriormente, com o surgimento do Sistema Único de Saúde – SUS, o instituto passou a receber recursos públicos para gestão do Hospital Nossa Senhora da Vitória.
Atualmente, o Hospital Nossa Senhora da Vitória oferece Serviços de Urgência e Emergência 24 horas: Atendimento Ambulatorial; Exames de Análises Clínicas; Serviços de Imagem em Radiologia, Eletrocardiograma e Ultrassonografia; Atendimentos Ambulatoriais nas especialidades de: Cardiologia, Oftalmologia, Pediatria, Cirurgia Geral, Ginecologia, Obstetrícia, Ortopedia e Clínica Geral; Atendimento Odontológico, Procedimentos Oftalmológicos e Trauma-Ortopédicos, além de internação Hospitalar nas Clínicas: Médica, Pediátrica, Obstétrica e Cirúrgica. Todos os atendimentos são prestados nas instalações físicas do instituto, em atendimento 24 horas por dia, à população de Santo Amaro e dos distritos circunvizinhos, obedecendo-se ao princípio da universalidade de atendimento, conforme dispõe o art. 2º da Lei 12.101, de 2009. A produção da entidade é lançada no Sistema Único de Saúde pela Prefeitura de Santo Amaro/BA por meio de Autorização Internamento Hospitalar (AIH).