Manter uma Unidade de Saúde livre de infecções é fundamental e necessita de uma força conjunta de todos aqueles que fazem parte do processo: pacientes, visitantes, colaboradores, prestadores de serviços etc.
Pensando nisso, no Dia Mundial de Higienização das Mãos, o Hospital Estadual de Traumatologia e Ortopedia Dona Lindu (HETODL) promoveu dinâmica entre os colaboradores da unidade com o objetivo de reforçar a importância deste hábito, que, apesar de simples, salva vidas.
A enfermeira do Setor de Controle de Infecções Hospitalares, Halliryma Valério, realizou conjuntamente com os funcionários do Setor de Treinamento e Desenvolvimento, uma verdadeira “blitz” em todo o hospital para relembrar a importância da higienização e reforçar os conceitos básicos para a limpeza adequada das mãos.
A dinâmica funcionou da seguinte forma: os profissionais responderam perguntas sobre o tema e quem acertava recebia um brinde da equipe. Além disso, os colaboradores demonstraram como estavam habituados a realizar a higienização das mãos e os profissionais fizeram uma checagem com a utilização de um aparelho com luz infravermelha capaz de identificar se o processo havia sido realizado de forma adequada.
A nutricionista Danielle Fontanela falou sobre a importância do movimento feito pelo Hospital.
– O dia a dia dos profissionais de saúde é muito corrido e ações como essa são importantes para reforçar um hábito que não pode ser negligenciado de forma alguma. Esse tipo de dinâmica nos faz relembrar conceitos básicos e são muito proveitosas – disse a profissional..